domingo, 5 de dezembro de 2010

Tex Willer, O Maior Ranger dos quadrinhos.


 Tex Willer, o maior Ranger do Oeste selvagem foi criado pelo romancista italiano Gian Luigi Bonelli em 1948. Sucesso absoluto na Itália foi publicado posteriormente em vários idiomas. No inicio da saga, Tex é um bandido contra a sua vontade. Do tipo que só mata para se defender. Mas seu sentido de justiça, bravura e moral o fizeram ser convidado a fazer parte dos Rangers – uma espécie de policia federal, com jurisdição em todo o território americano.
As aventuras de Tex se passam na segunda metade do século XIX. O interessante é notar que mesmo com toda a liberdade de criação, existe sim uma contextualização histórica muito boa, com fatos e dados reais. Os desenhos do início da série trazem um estilo bem simples, mas com ricos detalhes e referências à realidade da época.
Seu cavalo de nome Dinamite é seu fiel companheiro de aventuras. Assim como seu amigo Ranger Kit Carson. Durante suas aventuras Tex também colecionou inimigos: Tigre Negro, El Muerto e Black Baron são alguns deles.
Eu estou lendo e estou gostando muito. O enredo das aventuras é riquíssimo.
Outro detalhe a ser considerado é o fato de que Tex influenciou muito, na minha opinião, o cinema americano. Mais especificamente o ‘western spaghetti’ de Sergio Leone. Outro italiano que fez clássicos como Era uma Vez no Oeste, Três Homens em Conflito, Por uns Dólares a Mais, Por Um Punhado de Dólares.
E qual é a relação disso tudo com Red Dead Redemption? Bem, é simples: em uma cadeia de influências podemos dizer que Tex Willer influenciou os filmes que influenciaram o Jogo.


Para adquirir as revistas, o melhor é comprar em sebos. Atente ao fato de que alguns exemplares não trazem histórias completas. Para tanto, você deve comprar números seguidos ou aquelas revistas que tem uma aventura completa. Anualmente sai um número especial com edição de luxo, capa grossa e tamanho grande.


Créditos da matéria: Mário (Tião do Leite)

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...